quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Planejar é preciso ....


          As ruas, casas e comércios enfeitados para o Natal já anunciam a proximidade do final do ano e tarefas costumeiras desta época já começam a nos intrigar, tal como a avaliação do ano que se finda e também o planejamento do ano que virá.

          Falaremos então um pouco sobre esta tarefa tão imprescindível para o nosso sucesso, que é o ato de planejar.

          Somos instigados a nos planejar deste muito cedo quando somos arguidos “o que você quer ser quando crescer”, e dependendo da resposta já começam apontar o trajeto a trilhar para atingi-lo.

           Planejar é fazer escolhas, mesmo que pequenas é ter em mente que cada um é dono de seu futuro e da sua carreira. Mas frisamos que nem sempre é algo estanque, a flexibilidade faz parte dos processos da vida pois passamos sempre por ajustes.

           Precisamos planejar coisas factíveis pois assim será possível encontrar os meios para realizar.

            As escolhas feitas na carreira, normalmente estão aliadas aos objetivos da vida pessoal, por isso o autoconhecimento é muito importante.

            Não se esquive, invista tempo para organizar sua vida, pois como disse o celebre pensador romano, Séneca, “não há bons ventos para o marinheiro que não sabe para aonde quer ir”.


Clique aqui e leia mais em     
         


segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Capricho pode ser o diferencial

        Capricho em tudo

Eugenio Mussak, renomado educador e escritor, conta-nos como internalizou, ainda estagiário, a postura de realizar suas contribuições da melhor forma possível.

A partir de uma bronca, ele teve a oportunidade de assumir para si, profissional e pessoalmente, o valor do capricho, sob a ótica “tudo o que merece ser feito merece ser bem feito!”

Graças ao arquiteto Wilson (chefe dele na época), por meio de um feedback adequado, o autor modificou sua visão e seu posicionamento e, nunca mais “conseguiu fazer algo que merecesse ser feito sem que bem feito o fizesse”.

Segundo análise do autor, atualmente, especialista em educação corporativa, pessoas caprichosas tendem a inspirar, entusiasmar, promover o crescimento e o bem-estar daqueles com quem convivem no ambiente, em que se encontram inseridas. E, ainda, o capricho corresponde ao aspecto que agrega valor aos produtos e/ou serviços prestados e, sem dúvida, também, pode referir-se a um diferencial a ser valorizado na atuação profissional daquele que o pratica.

Segue o link para acesso da matéria completa: 
http://vidasimples.uol.com.br/noticias/pensar/capricho-em-tudo.phtml#.WAKvRPkrLIU

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Conheça 5 dicas para ser aprovado em concursos públicos


 

 Concurso público é a forma que milhares de pessoas encontram para ter segurança e bom salário. Dessa forma, reunimos 5 tópicos para auxiliar você estagiário alcançar a sua vaga.
  
1. Conheça detalhadamente o edital
Para formatar o plano de estudos, é fundamental conhecer bem as minúcias do edital. No conteúdo programático, observe as matérias selecionadas, as formas de avaliação e o peso de cada disciplina.
2. Monte um cronograma de estudos
Depois de conhecer detalhadamente as exigências do concurso, é o momento de montar um cronograma de estudo. “Minha sugestão é se dedicar a duas disciplinas por dia, sendo duas horas na parte da manhã e duas horas à noite, fora o conteúdo da aula”, indica o professor Alessandro Sanchez, da Rede LFG.
3. Teste seus conhecimentos
Uma das melhores formas de se preparar para o concurso é fazer muitas simulações. Procure provas de concursos de anos anteriores e refaça os exercícios, observando sempre quais são as maiores dificuldades e procurando resolvê-las posteriormente. Há muitos disponíveis na internet.
4. Seja rigoroso com a qualidade do estudo
Não adianta passar madrugadas sobre os livros se você não está compreendendo nada. “O candidato não deve se preocupar tanto com o tempo de estudo, mas sim em como está absorvendo o conteúdo”, aconselha o psicólogo Fernando Elias José.
5.Não desista na primeira reprovação (nem na segunda)
Em média, um candidato demora de dois a três anos para passar em um concurso público – às vezes até mais, dependendo da carreira escolhida. Portanto, é importante não desistir na primeira derrota.
Se você tem alguma outra sugestão, compartilhe no espaço para comentários.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016


        O cenário de crise financeira brasileira gerou um ambiente extremamente competitivo e um grande diferencial para colocação no mercado de trabalho pode ser o Marketing Pessoal.
       O Marketing Pessoal de maneira simplificada é uma ferramenta usada para promoção pessoal, ou estratégia usada para “vender” a imagem  e influenciar a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza. Possibilita tornar suas competências e habilidades visíveis para se destacar.
       O Marketing Pessoal engloba um conjunto de ações e posturas que torna uma pessoa conhecida efetivamente pelo que ela demonstra e não se resume apenas em vestir uma bela roupa, utilizar adornos e ostentar uma bela imagem pessoal.
      Por isso, o Marketing pessoal pode abrir portas, mas não deve ser confundido com ambição sem propósito, um ego individual.  Para alguns esta posição ainda causa estranheza, rejeição e dúvidas, soando como uma ação exibicionista. Mas para muitos especialistas em tempos de instabilidade, o marketing pessoal pode ser o fiel da balança em um momento de recolocação.
      Como as empresas estão cada vez mais atrás dos melhores profissionais do mercado, utilizar-se do marketing pessoal para atribuir valor à imagem irá facilitar que as pessoas sejam vistas de maneira mais positiva.


Leia mais em: Revista do Administrador  

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

A importância de dormir bem


      
      A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano.
  Nosso organismo realiza funções extremamente importantes durante o sono, como fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. 
     Porém, a falta de tempo de descanso provocada pelo corrido cotidiano urbano, aliada aos inúmeros distúrbios noturnos que atingem boa parte da população, prejudica o desempenho dessas funções. 
Praticar exercícios físicos, ter um sono regular e até deitar em posições confortáveis melhoram a qualidade do sono de qualquer um. 
    A alimentação também desempenha um papel importante: comidas gordurosas antes de dormir, assim como estimulantes e álcool, atrapalham o descanso. 
      Saiba mais sobre este assunto, como os distúrbios do sono, formas de tratamento, no artigo que foi fonte para esta publicação, no link abaixo   






terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sim, você tem experiência

         O que determina o desenvolvimento de um profissional são as atividades que ele pratica em seu cotidiano: as tarefas desafiadoras, as tentativas e erros, a participação em equipes e a observação de um chefe inspirador. São essas interações, aparentemente banais, que aumentam a bagagem profissional e habilitam a pessoa a progredir na carreira.

        Um estudo da Universidade de Sussex no Reino Unido, concluiu que as pessoas adquirem saber de duas maneiras.

       De um lado, estão cursos, conferências e coachings, atividades em que o profissional tem de parar o que está fazendo para aprender.

      De outro ficam as coisas que se aprendem durante o trabalho: fazer parte de uma equipe, relacionar-se com clientes e enfrentar problemas. Essas ações, apesar de não terem o aprendizado como objetivo principal representa algo entre 70% e 90% das competências de uma pessoa.

     "No trabalho, você lida com problemas complexos e, para solucioná-los, é necessário muitas vezes recorrer a diferentes tipos de conhecimento e experiências, reuni-los e aplicá-los", disse Michael Eraut, o chefe da equipe de pesquisa.

      Ao participar de um grupo ou assistir atentamente aos outros trabalhando, você está absorvendo novos conhecimentos e maneiras de fazer as coisas. "Como isso acontece naturalmente, as pessoas não percebem que estão aprendendo, mas estão", diz o professor.

    Essas situações cotidianas são fundamentais para o aperfeiçoamento profissional. Nelas, o funcionário desenvolve o chamado conhecimento tácito, que é basicamente experiência. Por ser absorvido e usado de forma implícita, acaba sendo subestimado. No entanto, segundo Michael, ele está presente em tudo o que fazemos e tem um papel fundamental em processos como análise de cenários, tomada de decisão e até nas relações interpessoais.

      "As pessoas sabem fazer muitas coisas sem que tenham que parar para pensar como sabem fazê-las. Se elas conseguem ou não anotar aquilo num papel, não faz diferença", diz Michael.

    Resumindo, trata-se de uma boa notícia: quanto mais você trabalha, mais aprende aquilo que realmente precisa para crescer. A questão, portanto, é como adquirir a experiência de uma maneira mais organizada.

     Uma série de pequenas atividades é capaz de impulsionar o aprendizado no trabalho. A grande maioria delas depende da atitude e da iniciativa de cada pessoa. Profissionais que fazem perguntas, pedem e dão feedback com frequência tendem a aprender mais. Quem tem o hábito de ouvir e observar pares e superiores também aumentam bastante às chances de ampliar seus conhecimentos.

    Aproveite seu estágio para vivenciar muitas experiências e aumentar seu conhecimento tácito!

   Confira mais 6 dicas para aprender de forma estruturada no dia a dia:

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Festa do Livro

E vai rolar a Festa...
Já tradicionalíssima, a Festa do Livro da USP, em sua 18ª edição, promete reunir em um mesmo espaço novidades, diversão e conhecimento, bem como preços mais acessíveis para aquisição de exemplares impressos.
Desde a sua inauguração, em 1999, o evento tem reunido, todos os anos, diversas editoras, as quais oferecem descontos significativos nos preços praticados no mercado, visando o público de estudantes, muitos dos quais, inclusive, fiéis ao evento, buscam economizar o ano todo recursos, a fim de aproveitarem as melhores condições oferecidas.
Seja aquele livro arduamente desejado há anos ou uma descoberta garimpada naquele momento, considerando a reduzida média de livros lidos anualmente pelos estudantes brasileiros, assim como, pela população em geral, o evento propicia uma oportunidade única em muitos sentidos.
Ficou interessado?! A 18ª Festa do Livro da USP será nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro de 2016, 9h às 21h, na Avenida Professor Mello Moraes, travessa C, Cidade Universitária (no mesmo local em que ocorreu a edição passada).

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Doutores de Excel


            A empresa Doutores do Excel, desde sua criação, não para de crescer e apesar da crise econômica no Brasil, o empresário de 32 anos,  conseguiu crescer 62% e faturar R$ 512 mil em 2015.
            Esta historia começou quando Daniel Delgado, cursava Administração de Empresas e estagiava na Livraria Cultura, onde aprofundou seus conhecimentos sobre o programa de planilhas Excel.
           Durante o estágio percebeu a dificuldade de muitos usuários para operar o programa e visualizou uma oportunidade para se especializar no assunto. Passou a dar aulas particulares de excel para ganhar um dinheiro extra, durante a faculdade, assim como elaborou e desenvolveu apostila e metodologia de ensino próprias.
            Então em 2011, fundou a empresa, em São Paulo.
          A principal estratégia de ensino de Delgado é oferecer ao aluno um conhecimento das ferramentas, de maneira que o usuário possa utilizar as mais variadas funções na prática, tendo uma visão do sistema como um todo.
          Atualmente, em média, ele cobra R$ 6.000 por um curso ministrado de 20 horas para 15 pessoas dentro de uma companhia.

Para ver a matéria completa, acesse: http://economia.uol.com.br/empreendedorismo
Para conhecer mais sobre a Doutores do Excel, acesse: www.cursoexcelonline.com.br

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Português, fator determinante nas entrevistas


           Conforme estudo realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios – Nube, o mau uso português é o maior reprovador dos candidatos na inserção no mercado de trabalho, com índices que chegam a 40%. O processo seletivo é composto por testes ortográficos e redações e funcionam como filtros.
          Com o objetivo de entender as causas/ justificativas desta deficiência o NUBE realizou uma pesquisa, obtendo os seguintes resultados:
  • Reconheceram ter preguiça de ler 33%. Também justificam que o fácil acesso à tecnologia e as correções automáticas de texto e demais facilidades oferecidas pela tecnologia tendem a reduzir o estudo da língua portuguesa;
  • Já 29% alegou terem se acostumado com o português abreviado nas redes sociais;
  • E para 22% o problema existe pela falta de incentivo para a leitura no Brasil.

       O artigo deixa claro que pelos altos índices de reprovação, quem fala e escreve bem já tem uma vantagem diante da concorrência.

Fonte:

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O estagiário que virou presidente da IBM


Graduado em engenharia mecânica pela PUC – Rio, Rodrigo Kede entrou na IBM quando estava na faculdade, foram mais de 20 anos de experiência de trabalho dentro da empresa até chegar à função de presidente.


Confira quais regras que ele seguiu ao longo da sua carreira de sucesso e que podem servir para vocês estudantes.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

QUALIDADE DE VIDA

           Qualidade de vida,  expressão contemporânea embora  seja um anseio antigo, cada vez mais desejada traduz um sentimento de que envolve o bem estar físico, psicológico, emocional, espiritual e também  nos relacionamentos.
             Qualidade de vida no trabalho tem se tornado a preocupação para as empresas e também para a Administração Pública, pois procura equalizar a busca por produtividade e qualidade versus a o bem-estar e satisfação no trabalho pelos colaboradores.
               É possível ser o protagonista na busca por qualidade de vida. 
              Seguem abaixo 10 hábitos saudáveis para garantir melhora neste aspecto.


10 Hábitos saudáveis para garantir uma melhor qualidade de vida


1) Não sentar por muito tempo.  Uma postura sentada dificulta  a respiração e reduz a produção de enzimas que ajudam a quebrar gordura.  Também podem gerar dores nas costas, redução da queima calórica.

 
2) 30 minutos de exercício diariamente: A prática de atividade física aumenta a produção de diversos hormônios (serotonina, endorfina) ligados ao prazer e bem-estar, diminuindo a ansiedade e favorecendo a capacidade cognitiva.


3) Pegar sol: A vitamina D é fabricada a partir da penetração dos raios ultravioleta B do sol. A carência desta vitamina está associada a 17 tipos de câncer.

4) Meditação e autoconhecimento: Indivíduo está ligado a individualidade. Portanto, se conhecer melhor aliado a práticas de meditação ajudam você a entender o que funciona e o que não funciona para otimizar sua qualidade de vida.


5) Beber mais água: Cerca de 70% do corpo humano adulto é composto por água. Consumir pouca água durante o dia pode provocar cansaço e sonolência, dor de cabeça, fome e até mesmo confusão mental. Quando existe uma queda de 5% no volume de água no corpo, seu cérebro perde em torno de 30% de seu desempenho.

6) Cuide de sua energia – Afaste-se de pessoas negativas: Não existe algo mais contagioso do que energia, para o bem ou para o mal. Lembre-se: Você é a média das 5 pessoas com quem mais se relaciona: se deseja ser uma pessoa melhor, relacione-se com pessoas melhores.

7) Evite excesso de glúten e açúcar: Produtos do tipo light, diet, zero e fit não são realmente saudáveis como se vendem. Já o consumo em excesso de glúten pode aumentar os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia e hipertensão.


8) Planejamento para execução: Quando você não monta sua agenda, fica a mercê da agenda alheia. E quando você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Torne-se responsável pelo rumo da sua vida.


9) Respiração: Em geral, respiramos superficialmente através da respiração torácica. Ao contrair os músculos abdominais na respiração você fortalece seu diafragma, obtendo mais oxigênio a cada inspiração.


10) Pratique a gratidão: A habilidade de sentir e expressar a gratidão são aspectos vitais para a saúde emocional, além de melhorar os relacionamentos


quarta-feira, 21 de setembro de 2016



QUALIDADE DE VIDA




Plano de Carreira

Com um plano de carreira bem definido, é possível equilibrar vida pessoal e profissional, assegurando qualidade de vida. Quando elaborar um plano de carreira? É preciso saber a hora certa e estar preparado para tomar um novo rumo. O mercado de trabalho que está em constante mudança, exige dos profissionais objetivos bem definidos. O plano é a principal forma de trilhar as metas e chegar ao sucesso. Frustrações profissionais são originadas pela falta de planejamento da carreira. Por onde começar? 
1ª Etapa: Autoconhecimento - Faça uma reflexão sobre seus comportamentos, relações e habilidades. Nessa etapa pergunte-se: Quais são meus pontos fortes e fracos? Quais são as ameaças e oportunidades que o mercado me oferece? No que sou bom? Faça uma ANÁLISE SWOT e crie seu mapa de competências.
2ª Etapa: Objetivo– Essa é uma parte difícil, pois queremos tantas coisas. Então a dica é: foco, querer tudo ao mesmo tempo não trará o sucesso. As  perguntas aqui são: Aonde quero chegar? O que deverá ser feito para que eu consiga? Descreva as etapas e cargos que quer ocupar até chegar a seu objetivo final. 
3ª Etapa: Motivação - A motivação é importante para o sucesso, pois quando não gostamos do que fazemos, ficamos frustrados. Então se pergunte: Faço o que gosto? O salário que estou recebendo é o que o mercado está pagando? Fazer o que gosta e receber o que é justo é essencial porque o trabalho fica mais leve e é realizado com prazer. O clima organizacional conta muito para a satisfação do profissional.
4ª Etapa: Necessidades - A partir da sua autoanálise, do seu objetivo determinado e sabendo o que te motiva, agora fica mais fácil saber o que precisa para chegar lá. As perguntas são: O que fazer para melhorar? Em que devo investir? As atividades devem estar ligadas aos objetivos estabelecidos. Analise a necessidade de qualificação (softwares, idiomas, treinamentos e capacitações) e o desenvolvimento de suas características. 
5ª Etapa: Planejamento - Planejar a carreira corporativa consiste em evoluir e alcançar novos cargos e posições. Planeje e escreva no papel tudo que precisa. Metas financeiras? Ambiente de trabalho? Atualização do mercado? Registre para não esquecer e para fazer algo a respeito. 
6ª Etapa: Marketing Pessoal -  finalmente chegamos a etapa final, faça seu marketing pessoal. Divulgue para as pessoas quem você é e o que faz de bom. Faça seu networking, conhecer e manter um relacionamento profissional com as pessoas certas pode encurtar a distância até o seu objetivo. 
Conclusão. Então, não perca seu tempo, comece hoje mesmo seu plano de carreira. Boa Sorte!