Graduado em engenharia mecânica pela PUC – Rio, Rodrigo
Kede entrou na IBM quando estava na faculdade, foram mais de 20 anos de
experiência de trabalho dentro da empresa até chegar à função de presidente.
Confira quais regras que ele seguiu ao longo da sua
carreira de sucesso e que podem servir para vocês estudantes.
“Acomodação, conforto e crescimento
definitivamente não andam juntos”, afirma Kede.
Encontra-se na zona de conforto quem está
perfeitamente acomodado à sua rotina, quem não se arrisca e aceita as coisas
como elas estão.
A fronteira da zona de conforto
representa uma barreira psicológica que nos impede de encarar desafios e
melhorar a nossa qualidade de vida.
“Para chegar aonde a maioria não chega, é
preciso fazer o que a maioria não faz.”
2. Conectar-se com as pessoas dentro e fora da empresa
Networking é uma parte importante nesse processo. Por
meio dele, as pessoas passam a conhecer o seu trabalho e a confiar em você. É uma forma de criar e alimentar uma
rede de relacionamentos, com o objetivo de ajudar e aprender com o próximo,
estabelecer trocas e buscar oportunidades de negócios para ambas as partes. E,
para que isso dê certo na vida profissional e pessoal, a comunicação é um
elemento fundamental.
3. Recursar-se a aceitar frases como:
“isso não dá pra fazer”, “é muito complicado”, “ninguém nunca fez”.
A filosofia de Rodrigo Kede sempre foi a
de correr atrás das coisas. “Acredito plenamente que para ter uma carreira de
sucesso é preciso sempre não aceitar o inevitável. Não consigo aceitar
situações e pessoas dizendo que não dá pra fazer, que é muito complicado, que
ninguém nunca fez”.
Antes que a
adversidade o atinja, você deve propor-se a trabalhar no seu equilíbrio
emocional para fortalecer a sua coragem e disciplina. Há histórias inspiradoras de pessoas
que superaram obstáculos aparentemente intransponíveis. Eles triunfaram sobre
as suas adversidades para viver uma vida produtiva e bem-sucedida, em vez
de se renderem a elas.
4. Identificar-se com
os valores dentro da empresa
A carreira de sucesso
na IBM também está relacionada à identificação com pessoas e com propósito da
companhia, segundo Kede.
“Fiquei na IBM porque
gostava muito das pessoas. Gosto do propósito que é ligado ao desenvolvimento
da sociedade”.
Os valores são como o coração da cultura
organizacional, definem o sucesso em termos concretos para os empregados e
estabelecem os padrões que devem ser alcançados.
5.
Errar,
aprender e corrigir
Impossível só acertar. Mesmo a mais bem
sucedida carreira coleciona alguns tropeços. “Tem dia que volto para casa e
penso que devia ter feito algo diferente”. De acordo com ele isso é normal. “Você
erra, aprende e corrige”, explica.
Errar e depois acertar é um dos processos fundamentais no
aprendizado. Reaja à ambas as partes desta sequência, o certo e o errado, com
naturalidade. Evite gastar muito tempo falando do erro e comece a trabalhar
para corrigi-lo o quanto antes.