segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O estagiário que virou presidente da IBM


Graduado em engenharia mecânica pela PUC – Rio, Rodrigo Kede entrou na IBM quando estava na faculdade, foram mais de 20 anos de experiência de trabalho dentro da empresa até chegar à função de presidente.


Confira quais regras que ele seguiu ao longo da sua carreira de sucesso e que podem servir para vocês estudantes.

      1.        Sair sempre da Zona de Conforto 
        
“Acomodação, conforto e crescimento definitivamente não andam juntos”, afirma Kede.  Encontra-se na zona de conforto quem está perfeitamente acomodado à sua rotina, quem não se arrisca e aceita as coisas como elas estão.

A fronteira da zona de conforto representa uma barreira psicológica que nos impede de encarar desafios e melhorar a nossa qualidade de vida.
 “Para chegar aonde a maioria não chega, é preciso fazer o que a maioria não faz.
2.       Conectar-se com as pessoas dentro e fora da empresa
Networking é uma parte importante nesse processo. Por meio dele, as pessoas passam a conhecer o seu trabalho e a confiar em você. É uma forma de criar e alimentar uma rede de relacionamentos, com o objetivo de ajudar e aprender com o próximo, estabelecer trocas e buscar oportunidades de negócios para ambas as partes. E, para que isso dê certo na vida profissional e pessoal, a comunicação é um elemento fundamental.
3.       Recursar-se a aceitar frases como: “isso não dá pra fazer”, “é muito complicado”, “ninguém nunca fez”.
A filosofia de Rodrigo Kede sempre foi a de correr atrás das coisas. “Acredito plenamente que para ter uma carreira de sucesso é preciso sempre não aceitar o inevitável. Não consigo aceitar situações e pessoas dizendo que não dá pra fazer, que é muito complicado, que ninguém nunca fez”.
Antes que a adversidade o atinja, você deve propor-se a trabalhar no seu equilíbrio emocional para fortalecer a sua coragem e disciplina.  Há histórias inspiradoras de pessoas que superaram obstáculos aparentemente intransponíveis. Eles triunfaram sobre as suas adversidades para viver uma vida produtiva e bem-sucedida, em vez de se renderem a elas. 
4.       Identificar-se com os valores dentro da empresa
A carreira de sucesso na IBM também está relacionada à identificação com pessoas e com propósito da companhia, segundo Kede.
“Fiquei na IBM porque gostava muito das pessoas. Gosto do propósito que é ligado ao desenvolvimento da sociedade”.
Os valores são como o coração da cultura organizacional, definem o sucesso em termos concretos para os empregados e estabelecem os padrões que devem ser alcançados.
5.       Errar, aprender e corrigir
Impossível só acertar. Mesmo a mais bem sucedida carreira coleciona alguns tropeços. “Tem dia que volto para casa e penso que devia ter feito algo diferente”. De acordo com ele isso é normal. “Você erra, aprende e corrige”, explica.
Errar e depois acertar é um dos processos fundamentais no aprendizado. Reaja à ambas as partes desta sequência, o certo e o errado, com naturalidade. Evite gastar muito tempo falando do erro e comece a trabalhar para corrigi-lo o quanto antes.