terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sim, você tem experiência

         O que determina o desenvolvimento de um profissional são as atividades que ele pratica em seu cotidiano: as tarefas desafiadoras, as tentativas e erros, a participação em equipes e a observação de um chefe inspirador. São essas interações, aparentemente banais, que aumentam a bagagem profissional e habilitam a pessoa a progredir na carreira.

        Um estudo da Universidade de Sussex no Reino Unido, concluiu que as pessoas adquirem saber de duas maneiras.

       De um lado, estão cursos, conferências e coachings, atividades em que o profissional tem de parar o que está fazendo para aprender.

      De outro ficam as coisas que se aprendem durante o trabalho: fazer parte de uma equipe, relacionar-se com clientes e enfrentar problemas. Essas ações, apesar de não terem o aprendizado como objetivo principal representa algo entre 70% e 90% das competências de uma pessoa.

     "No trabalho, você lida com problemas complexos e, para solucioná-los, é necessário muitas vezes recorrer a diferentes tipos de conhecimento e experiências, reuni-los e aplicá-los", disse Michael Eraut, o chefe da equipe de pesquisa.

      Ao participar de um grupo ou assistir atentamente aos outros trabalhando, você está absorvendo novos conhecimentos e maneiras de fazer as coisas. "Como isso acontece naturalmente, as pessoas não percebem que estão aprendendo, mas estão", diz o professor.

    Essas situações cotidianas são fundamentais para o aperfeiçoamento profissional. Nelas, o funcionário desenvolve o chamado conhecimento tácito, que é basicamente experiência. Por ser absorvido e usado de forma implícita, acaba sendo subestimado. No entanto, segundo Michael, ele está presente em tudo o que fazemos e tem um papel fundamental em processos como análise de cenários, tomada de decisão e até nas relações interpessoais.

      "As pessoas sabem fazer muitas coisas sem que tenham que parar para pensar como sabem fazê-las. Se elas conseguem ou não anotar aquilo num papel, não faz diferença", diz Michael.

    Resumindo, trata-se de uma boa notícia: quanto mais você trabalha, mais aprende aquilo que realmente precisa para crescer. A questão, portanto, é como adquirir a experiência de uma maneira mais organizada.

     Uma série de pequenas atividades é capaz de impulsionar o aprendizado no trabalho. A grande maioria delas depende da atitude e da iniciativa de cada pessoa. Profissionais que fazem perguntas, pedem e dão feedback com frequência tendem a aprender mais. Quem tem o hábito de ouvir e observar pares e superiores também aumentam bastante às chances de ampliar seus conhecimentos.

    Aproveite seu estágio para vivenciar muitas experiências e aumentar seu conhecimento tácito!

   Confira mais 6 dicas para aprender de forma estruturada no dia a dia:

1) Ao cometer um erro
Não tente esconder o erro. Será pior se perceberem que, além de errado, você foi omisso. Entenda os motivos que o levaram a falhar e pense em uma forma de mitigar as consequências negativas. Assuma sua responsabilidade oferecendo uma solução para o problema.

2) Candidatando-se a novos desafios
 Uma boa forma de acelerar seu desenvolvimento é candidatando­-se a assumir novos desafios. Você pode participar de projetos especiais ou de grupos multidisciplinares. Mas, atenção: antes de qualquer coisa, dê conta de seu trabalho. Dificilmente seu chefe vai deixá-lo assumir tarefa novas ou paralelas se você não cumpre seus compromissos. Demonstre interesse sobre o projeto ou a área em que quer trabalhar. Entenda de que forma pode cooperar. "Mostre que você está pronto", diz a headhunter Adriana Prates.

3) Em uma atividade desafiadora
 Não hesite em perguntar quando tiver alguma dúvida. Ter coragem para revelar que você desconhece algo é uma grande qualidade. Descubra quais as pessoas ou as fontes de informação que poderão ser úteis, pesquise e converse. Como conta a advogada Izabela Sampaio, ela nunca se sentiu constrangida em bater na porta do departamento vizinho para se apresentar e pedir ajuda para seus problemas. "Muitas vezes a solução de uma questão da minha área está no departamento ao lado."

4) Ao trabalhar com um profissional experiente
 Desarme-se de preconceitos. Esqueça se o profissional mais experiente não faz seu estilo, se ele é muito mais velho ou mesmo se as referências que lhe deram sobre ele são negativas. Entenda que vocês estão começando a construir uma relação. Ouça o que ele tem a dizer e entenda como o seu conhecimento e sua experiência podem contribuir para  o bom desempenho de ambos. "Quem está começando deve mirar em bons exemplos de pessoas mais experientes e tentar ser igual", afirma a headhunter Adriana Prates.

5) Ao lidar com um fracasso
 A primeira coisa a fazer é aceitar que o mundo não acabou. Drible a frustração dando atenção e energia para novas oportunidades. Faça algumas perguntas a você mesmo. O que posso aprender com isso? O que farei da próxima vez que isso acontecer?

6) Durante um projeto em equipe
 A capacidade para trabalhar em grupo é uma das habilidades mais requisitadas e das mais difíceis de desenvolver. Quem trabalha em equipe precisa aprender a ouvir. "Uma competência importante é construir relacionamentos, criar empatia. É preciso colocar-se no lugar do outro", diz Luiz Carlos Cabrera, professor da FGV e headhunter.



Leia mais na matéria “Sim, Você Tem Experiência”, publicada na Revista Você S/A, através do link http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/166/noticias/sim-voce-tem-experiencia.