O que
determina o desenvolvimento de um profissional são as atividades que ele
pratica em seu cotidiano: as tarefas desafiadoras, as tentativas e erros, a
participação em equipes e a observação de um chefe inspirador. São essas
interações, aparentemente banais, que aumentam a bagagem profissional e
habilitam a pessoa a progredir na carreira.
Um estudo da
Universidade de Sussex no Reino Unido, concluiu que as pessoas adquirem saber
de duas maneiras.
De um lado,
estão cursos, conferências e coachings, atividades em que o profissional tem de
parar o que está fazendo para aprender.
De outro
ficam as coisas que se aprendem durante o trabalho: fazer parte de uma equipe,
relacionar-se com clientes e enfrentar problemas. Essas ações, apesar de não
terem o aprendizado como objetivo principal representa algo entre 70% e 90% das
competências de uma pessoa.
"No
trabalho, você lida com problemas complexos e, para solucioná-los, é necessário
muitas vezes recorrer a diferentes tipos de conhecimento e experiências, reuni-los
e aplicá-los", disse Michael Eraut, o chefe da equipe de pesquisa.
Ao participar
de um grupo ou assistir atentamente aos outros trabalhando, você está
absorvendo novos conhecimentos e maneiras de fazer as coisas. "Como isso
acontece naturalmente, as pessoas não percebem que estão aprendendo, mas
estão", diz o professor.
Essas
situações cotidianas são fundamentais para o aperfeiçoamento profissional.
Nelas, o funcionário desenvolve o chamado conhecimento tácito, que é
basicamente experiência. Por ser absorvido e usado de forma implícita, acaba
sendo subestimado. No entanto, segundo Michael, ele está presente em tudo o que
fazemos e tem um papel fundamental em processos como análise de cenários,
tomada de decisão e até nas relações interpessoais.
"As
pessoas sabem fazer muitas coisas sem que tenham que parar para pensar como
sabem fazê-las. Se elas conseguem ou não anotar aquilo num papel, não faz
diferença", diz Michael.
Resumindo,
trata-se de uma boa notícia: quanto mais você trabalha, mais aprende aquilo que
realmente precisa para crescer. A questão, portanto, é como adquirir a
experiência de uma maneira mais organizada.
Uma série de
pequenas atividades é capaz de impulsionar o aprendizado no trabalho. A grande
maioria delas depende da atitude e da iniciativa de cada pessoa. Profissionais
que fazem perguntas, pedem e dão feedback com frequência tendem a aprender
mais. Quem tem o hábito de ouvir e observar pares e superiores também aumentam
bastante às chances de ampliar seus conhecimentos.
Aproveite seu
estágio para vivenciar muitas experiências e aumentar seu conhecimento tácito!
Confira mais
6 dicas para aprender de forma estruturada no dia a dia:
1) Ao cometer um erro
Não tente esconder
o erro. Será pior se perceberem que, além de errado, você foi omisso. Entenda
os motivos que o levaram a falhar e pense em uma forma de mitigar as
consequências negativas. Assuma sua responsabilidade oferecendo uma solução
para o problema.
2) Candidatando-se a novos desafios
Uma boa forma
de acelerar seu desenvolvimento é candidatando-se a assumir novos desafios.
Você pode participar de projetos especiais ou de grupos multidisciplinares.
Mas, atenção: antes de qualquer coisa, dê conta de seu trabalho. Dificilmente
seu chefe vai deixá-lo assumir tarefa novas ou paralelas se você não cumpre
seus compromissos. Demonstre interesse sobre o projeto ou a área em que quer
trabalhar. Entenda de que forma pode cooperar. "Mostre que você está
pronto", diz a headhunter Adriana Prates.
3) Em uma atividade desafiadora
Não hesite em
perguntar quando tiver alguma dúvida. Ter coragem para revelar que você
desconhece algo é uma grande qualidade. Descubra quais as pessoas ou as fontes
de informação que poderão ser úteis, pesquise e converse. Como conta a advogada
Izabela Sampaio, ela nunca se sentiu constrangida em bater na porta do
departamento vizinho para se apresentar e pedir ajuda para seus problemas.
"Muitas vezes a solução de uma questão da minha área está no departamento
ao lado."
4) Ao trabalhar com um profissional experiente
Desarme-se de
preconceitos. Esqueça se o profissional mais experiente não faz seu estilo, se
ele é muito mais velho ou mesmo se as referências que lhe deram sobre ele são
negativas. Entenda que vocês estão começando a construir uma relação. Ouça o
que ele tem a dizer e entenda como o seu conhecimento e sua experiência podem
contribuir para o bom desempenho de
ambos. "Quem está começando deve mirar em bons exemplos de pessoas mais
experientes e tentar ser igual", afirma a headhunter Adriana Prates.
5) Ao lidar com um fracasso
A primeira
coisa a fazer é aceitar que o mundo não acabou. Drible a frustração dando
atenção e energia para novas oportunidades. Faça algumas perguntas a você
mesmo. O que posso aprender com isso? O que farei da próxima vez que isso
acontecer?
6) Durante um projeto em equipe
A capacidade
para trabalhar em grupo é uma das habilidades mais requisitadas e das mais
difíceis de desenvolver. Quem trabalha em equipe precisa aprender a ouvir.
"Uma competência importante é construir relacionamentos, criar empatia. É
preciso colocar-se no lugar do outro", diz Luiz Carlos Cabrera, professor
da FGV e headhunter.
Leia mais na
matéria “Sim, Você Tem Experiência”, publicada na Revista Você S/A, através do
link http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/166/noticias/sim-voce-tem-experiencia.