O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH é
um diagnóstico marcado por desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Geralmente tem início na infância, quando a criança apresenta
maior dificuldade de manter o foco de atenção e constantes episódios de
distração, podendo comprometer o desempenho escolar, a autoestima, o sono e as
relações pessoais.
Na adolescência, pode
acentuar a inquietação e a dificuldade de memorização dos conteúdos escolares. Se não houver acompanhamento o adolescente
pode estar mais vulnerável a comportamentos de risco, como acidentes e uso
precoce de álcool ou outra substância.
Os cuidados com as pessoas com TDAH implicam abordagem múltipla,
com início assim que os primeiros problemas forem identificados. As
intervenções são de natureza psicossocial, psicoeducacional e médica. As famílias
devem buscar informação profissional e orientação em relação como lidar com as
demandas do filho no dia a dia. Acompanhamento psicoterápico é
recomendado. Já o uso de medicamentos,
se necessário, deve ser cuidadosamente ponderado.
No Brasil, a Associação Brasileira de Déficit de Atenção
(ABDA, http://www.anda.net.br// ) criada pelos próprios portadores de TDAH,
tem o objetivo de disseminar informação e apoio para as famílias.
Fonte :
Revista Agitação – CIEE
nr 133 –
Jan/ Fev 2017