terça-feira, 13 de junho de 2017

Como a educação mudou a trajetória de uma família

A ordem natural esperada é de que os filhos aprendam e reproduzam o comportamento de seus pais perante a vida. Todavia, nesta feliz história, uma filha dedicada aos seus estudos, tornou-se protagonista de uma mudança profunda na realidade de toda família.

Quando Jéssica conseguiu uma bolsa de estudos, ainda no ensino fundamental, sua mãe Vanessa visando incentivar o bom desempenho da filha, deparou-se com o fato de que ela mesma não detinha os conhecimentos necessários para auxiliar Jéssica, como desejava. Após referida constatação, acolheu a ideia da filha de prestar o ENEM e tentar ingressar no ensino superior.

Segundo Maria Alice Setubal, socióloga e educadora, diversos estudos indicam como uma maior escolaridade por parte das mães tem um impacto positivo na vida de seus filhos, influenciando em questões como a saúde e desenvolvimento físico e motor das crianças até seu desenvolvimento intelectual e suas habilidades cognitivas. Afinal, uma mãe com maior escolaridade consegue, por exemplo, entender melhor a bula de um remédio, ler para a criança na hora de dormir ou ajudar na lição de casa.

Para muitos, o esforço era em vão, uma vez que não conseguiam enxergar a docente / pedagoga na pessoa da diarista, mas Vanessa seguiu a sua trajetória de desenvolvimento e quebrou paradigmas. Quando iniciou sua carreira como docente, sua filha Jéssica conquistou uma vaga no curso de graduação de matemática em uma universidade pública – a USP.

Atualmente, Vanessa é docente, pós-graduada e concursada na rede municipal de São Paulo, sua filha Jéssica é estagiária no banco Itaú e já se prepara para fazer um intercâmbio, a filha mais nova – Jenifer – inspirada pelo exemplo da mãe e da irmã mais velha, estuda quase o dia inteiro para conquistar uma vaga no curso de graduação de Ciências Sociais, também, na USP, de preferência. E, inclusive, o pai delas, Luiz, também, resgatou o sonho de retomar seus estudos.

“Uma história marcada pela pobreza e falta de oportunidades, mas transformada pela educação”, assim resume Vanessa, com orgulho, a saga de sua família, a qual assumiu o valor do conhecimento como a base para romper, em conjunto, com o destino de carência e de restrições.

Retrato da estudante Jessica Andreotti (em pé) com a família, 
o pai Luis, a irmã Jenifer e a mãe Vanessa


Quer conhecer mais detalhes desta narrativa de superação?