segunda-feira, 28 de novembro de 2016


        O cenário de crise financeira brasileira gerou um ambiente extremamente competitivo e um grande diferencial para colocação no mercado de trabalho pode ser o Marketing Pessoal.
       O Marketing Pessoal de maneira simplificada é uma ferramenta usada para promoção pessoal, ou estratégia usada para “vender” a imagem  e influenciar a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza. Possibilita tornar suas competências e habilidades visíveis para se destacar.
       O Marketing Pessoal engloba um conjunto de ações e posturas que torna uma pessoa conhecida efetivamente pelo que ela demonstra e não se resume apenas em vestir uma bela roupa, utilizar adornos e ostentar uma bela imagem pessoal.
      Por isso, o Marketing pessoal pode abrir portas, mas não deve ser confundido com ambição sem propósito, um ego individual.  Para alguns esta posição ainda causa estranheza, rejeição e dúvidas, soando como uma ação exibicionista. Mas para muitos especialistas em tempos de instabilidade, o marketing pessoal pode ser o fiel da balança em um momento de recolocação.
      Como as empresas estão cada vez mais atrás dos melhores profissionais do mercado, utilizar-se do marketing pessoal para atribuir valor à imagem irá facilitar que as pessoas sejam vistas de maneira mais positiva.


Leia mais em: Revista do Administrador  

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

A importância de dormir bem


      
      A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano.
  Nosso organismo realiza funções extremamente importantes durante o sono, como fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. 
     Porém, a falta de tempo de descanso provocada pelo corrido cotidiano urbano, aliada aos inúmeros distúrbios noturnos que atingem boa parte da população, prejudica o desempenho dessas funções. 
Praticar exercícios físicos, ter um sono regular e até deitar em posições confortáveis melhoram a qualidade do sono de qualquer um. 
    A alimentação também desempenha um papel importante: comidas gordurosas antes de dormir, assim como estimulantes e álcool, atrapalham o descanso. 
      Saiba mais sobre este assunto, como os distúrbios do sono, formas de tratamento, no artigo que foi fonte para esta publicação, no link abaixo   






terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sim, você tem experiência

         O que determina o desenvolvimento de um profissional são as atividades que ele pratica em seu cotidiano: as tarefas desafiadoras, as tentativas e erros, a participação em equipes e a observação de um chefe inspirador. São essas interações, aparentemente banais, que aumentam a bagagem profissional e habilitam a pessoa a progredir na carreira.

        Um estudo da Universidade de Sussex no Reino Unido, concluiu que as pessoas adquirem saber de duas maneiras.

       De um lado, estão cursos, conferências e coachings, atividades em que o profissional tem de parar o que está fazendo para aprender.

      De outro ficam as coisas que se aprendem durante o trabalho: fazer parte de uma equipe, relacionar-se com clientes e enfrentar problemas. Essas ações, apesar de não terem o aprendizado como objetivo principal representa algo entre 70% e 90% das competências de uma pessoa.

     "No trabalho, você lida com problemas complexos e, para solucioná-los, é necessário muitas vezes recorrer a diferentes tipos de conhecimento e experiências, reuni-los e aplicá-los", disse Michael Eraut, o chefe da equipe de pesquisa.

      Ao participar de um grupo ou assistir atentamente aos outros trabalhando, você está absorvendo novos conhecimentos e maneiras de fazer as coisas. "Como isso acontece naturalmente, as pessoas não percebem que estão aprendendo, mas estão", diz o professor.

    Essas situações cotidianas são fundamentais para o aperfeiçoamento profissional. Nelas, o funcionário desenvolve o chamado conhecimento tácito, que é basicamente experiência. Por ser absorvido e usado de forma implícita, acaba sendo subestimado. No entanto, segundo Michael, ele está presente em tudo o que fazemos e tem um papel fundamental em processos como análise de cenários, tomada de decisão e até nas relações interpessoais.

      "As pessoas sabem fazer muitas coisas sem que tenham que parar para pensar como sabem fazê-las. Se elas conseguem ou não anotar aquilo num papel, não faz diferença", diz Michael.

    Resumindo, trata-se de uma boa notícia: quanto mais você trabalha, mais aprende aquilo que realmente precisa para crescer. A questão, portanto, é como adquirir a experiência de uma maneira mais organizada.

     Uma série de pequenas atividades é capaz de impulsionar o aprendizado no trabalho. A grande maioria delas depende da atitude e da iniciativa de cada pessoa. Profissionais que fazem perguntas, pedem e dão feedback com frequência tendem a aprender mais. Quem tem o hábito de ouvir e observar pares e superiores também aumentam bastante às chances de ampliar seus conhecimentos.

    Aproveite seu estágio para vivenciar muitas experiências e aumentar seu conhecimento tácito!

   Confira mais 6 dicas para aprender de forma estruturada no dia a dia:

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Festa do Livro

E vai rolar a Festa...
Já tradicionalíssima, a Festa do Livro da USP, em sua 18ª edição, promete reunir em um mesmo espaço novidades, diversão e conhecimento, bem como preços mais acessíveis para aquisição de exemplares impressos.
Desde a sua inauguração, em 1999, o evento tem reunido, todos os anos, diversas editoras, as quais oferecem descontos significativos nos preços praticados no mercado, visando o público de estudantes, muitos dos quais, inclusive, fiéis ao evento, buscam economizar o ano todo recursos, a fim de aproveitarem as melhores condições oferecidas.
Seja aquele livro arduamente desejado há anos ou uma descoberta garimpada naquele momento, considerando a reduzida média de livros lidos anualmente pelos estudantes brasileiros, assim como, pela população em geral, o evento propicia uma oportunidade única em muitos sentidos.
Ficou interessado?! A 18ª Festa do Livro da USP será nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro de 2016, 9h às 21h, na Avenida Professor Mello Moraes, travessa C, Cidade Universitária (no mesmo local em que ocorreu a edição passada).