segunda-feira, 17 de abril de 2017

O estágio que não efetiva



O estágio em uma empresa ou órgão público tem como característica a impossibilidade de efetivação, pois o acesso ao quadro funcional deve ser feito através da aprovação em concurso público de provasou de provas e títulos, conforme determina a Constituição Federal.Então o que fazer quando o estágio não gera uma efetivação? Diante do desemprego e da crise econômica, esta questão pode trazer ainda mais angústia.

É importante ter em mente que o período de estágio não deve ser considerado somente como um degrau para a efetivação.

A impossibilidade de efetivação não deve influir na sua performance e, mais do que uma chance de se inserir no mercado de trabalho, o estágio é uma oportunidade de aprendizado, networking e experiência profissional importante.


A importância do networking

O estágio é uma excelente oportunidade para o jovem profissional conviver com pessoas mais experientes e assimilar conhecimentos sobre a carreira que deseja seguir. Assim, aproveitar os contatos e conectar-se com os colegas é fundamental para seu futuro profissional. Procure, portanto, relacionar-se com estes através do LinkedIn, solicitar recomendações para novas vagas e colocar-se à disposição para projetos futuros.


Experiência como diferencial

A experiência profissional, os erros cometidos e o aprendizado desta fase fazem diferença no momento de buscar novas vagas, passar por processos de seleção e participar de entrevistas de emprego. Portanto, procure entender este período como uma fase importante para entender o que você deseja para sua vida profissional e o que vai priorizar ao buscar novas oportunidades.

Os processos de trainee para grandes empresas são uma excelente forma de se inserir no mercado de trabalho após a conclusão da graduação. Costumam ser disputados e requerem desenvolvimento profissional do jovem, de forma que o período de estágio pode ser uma excelente preparação para se alcançar uma posição de trabalho diferenciada após a formatura.