sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Como a linguagem corporal ajuda na entrevista de emprego



A entrevista de emprego é uma das etapas do processo seletivo que mais gera angústia nos candidatos, desde dúvidas simples como a maneira mais recomendável de se sentar na frente do entrevistador.
Que mensagens uma pessoa transmite ao entrar pela porta, apertar as mãos e sentar-se? Confira algumas dicas sobre como portar-se durante uma entrevista de emprego.

Espaço pessoal
Existem quatro espaços bem definidos à nossa volta: o público, o social, o pessoal e o íntimo. E é importante estar sintonizado com essa hierarquia espacial durante uma entrevista.
As coisas mais importantes acontecem no espaço pessoal e no espaço íntimo, como este segundo não está envolvido em uma entrevista de emprego, você precisa entrar no espaço pessoal do entrevistador se quiser que ele passe a vê-lo com bons olhos.
O aperto de mãos nos coloca dentro desse espaço pessoal com a outra pessoa. Ele é o primeiro contato, gera a primeira impressão, e o melhor é apertar a mão do entrevistador na mesma intensidade como ele aperta a sua.
Outras maneiras de fechar a distância em relação ao entrevistador é movimentar sua cadeira um pouco para a frente, ou se houver uma mesa redonda, sentar-se do mesmo lado que o entrevistador. E também inclinar-se para frente, de maneira lenta e sutil.

Linguagem aberta
É possível que o nervosismo faça com que o candidato cruze os braços ou aperte as mãos sem perceber. Esses gestos podem fazê-lo se sentir mais seguro e confortável, mas ao mesmo tempo o distancia e desconecta dos outros.
O contato visual é outro elemento importante. Se houver mais do que um entrevistador na sala, é importante distribuir esse contato visual de maneira igual para cada um, respondendo para cada pessoa individualmente, mantendo contato visual com ela quando estiver falando.
Depois de dar uma resposta, lembre-se de manter o contato visual e ouça o entrevistador. Isso sinaliza que você é sério e está envolvido na conversa.
Ficar olhando em volta pode transmitir um sinal de tédio, mas não tirar os olhos do entrevistador também pode ser ruim. É normal olhar para os lados de vez em quando – é o cérebro acessando informações.

Respiração profunda
Quando ficamos nervosos, começamos a respirar mais aceleradamente e isso reduz nossa capacidade de pensar com clareza, o que pode fazer você demorar mais e enrolar nas respostas.
Por isso, tente respirar profundamente com o ar vindo desde a barriga, principalmente antes da entrevista. Este é um dos segredos para se manter energizado, confiante e com a mente mais alerta.

Leia a matéria completa em  Linguagem_corporal